Objetivo : A terapia com aparelho oral é um tratamento não invasivo que oferece uma ampla variedade de dispositivos orais para o tratamento da apneia obstrutiva do sono (AOS). A presente revisão enfoca a eficácia dos dispositivos de avanço mandibular no tratamento da AOS.

Métodos : Foi realizada uma revisão sistemática com base na lista de verificação do PRISMA. Foi realizada uma busca detalhada no banco de dados eletrônico, utilizando as palavras-chave ” Apneia obstrutiva do sono ” e “Aparelho oral” e “Odontologia”.

Resultados : A busca inicial nas bases de dados eletrônicas resultou em um total de 262 artigos. Após a análise do título e resumo e revisão do texto completo, o número de artigos elegíveis foi reduzido para 15.

Conclusão: O dispositivo de avanço mandibular é um tratamento eficaz, melhorando o índice de apneia e hipopneia e os sintomas de pacientes com AOS em 92% dos indivíduos de todos os estudos investigados. O futuro pode incluir a integração de um biossensor para o diagnóstico e acompanhamento.

Leave a Comment