17/03/2021

Sensor dental chinês pode facilitar o monitoramento do paciente

Por lbotler

TAIPEI, Taiwan: Cientistas da Universidade Nacional de Taiwan inventaram um pequeno sensor que pode ser inserido em dentes, dentaduras ou aparelhos ortodônticos para identificar o padrão de movimento do maxilar, tais como a mastigação, ingestão de líquidos, o falar e o tossir. Os pesquisadores acreditam que o aparelho possa no futuro, através do monitoramento, evitar problemas de saúde como por exemplo a verificação da dieta alimentar.

A unidade do sensor oral consiste numa placa de circuito pequena com acelerômetro de 4.5 mm x 10 mm que pode ser ajustada nas dentaduras ou aparelhos ortodônticos dos pacientes. Esta placa é coberta com resina dentária para protegê-la da saliva. Num teste preliminar em oito indivíduos (cinco masculinos e três femininos), um protótipo do aparelho reconheceu atividades orais corretamente em 94%.

Nos experimentos, os participantes atuaram em quatro atividades diferentes por 3 segundos. Para a atividade da tosse, foi solicitado que tossissem continuamente. Para a atividade de ingerir líquidos, eles beberam uma garrafa de água. Para a atividade do mastigar, eles mascaram chiclete. Para a atividade do falar, eles leram uma parte de um artigo selecionado. No total, os pesquisadores analisaram amostras de 480 atividades.

O protótipo usado nesse estudo foi anexado a uma fonte de energia externa que também preveniu os participantes de engolirem os sensores. No futuro, entretanto, os pesquisadores esperam implementar uma micro bateria e um pequeno rádio Bluetooth capaz de transmitir em wireless os dados do sensor para um aparelho móvel que esteja próximo, como um smartphone, para aplicativos de monitoramento em tempo real.

Os pesquisadores acreditam que a invenção possa beneficiar os médicos no monitoramento de seus pacientes que rangem dentes, possuem o consumo restrito de alimentos e bebidas ou estão tentando parar de fumar.

As descobertas serão apresentadas no Simpósio Internacional de Computadores Vestíveis (International Symposium on Wearable Computers), uma conferência dedicada à pesquisa de computadores vestíveis e problemas relacionados à inserção e uso de tecnologias móveis no corpo, em Zurique na Suíça, em setembro.