Introdução: Determinar se o uso de oximetria de pulso de alta resolução é um método viável para avaliar o sucesso da titulação de aparelhos orais para o tratamento de pacientes com apneia obstrutiva do sono (AOS).
Métodos: De 136 pacientes consecutivos com AOS potencialmente elegíveis, 133 foram adaptados com dispositivos de avanço mandibular (MADs) e 101 completaram todas as fases do tratamento. As dimensões vertical e horizontal dos aparelhos foram ajustadas com base em três noites com oxímetro de pulso de alta resolução durante o sono e software associado após cada ajuste.
Resultados:Melhorias significativas na gravidade da OSA foram aparentes em pacientes em todos os níveis de gravidade da doença. A oximetria de pulso de alta resolução forneceu orientação confiável no processo de titulação da terapia de avanço mandibular. Em 67 indivíduos (66,3%), um índice de eventos respiratórios de <5 eventos / hora foi alcançado.
Conclusões: A AOS pode ser tratada com eficácia com um DAM em qualquer nível de gravidade, e a oximetria de pulso de alta resolução fornece informações essenciais para orientar a titulação do aparelho oral.

Palavras-chave: oximetria de pulso de alta resolução; aparelhos intraorais; dispositivo de avanço mandibular; obesidade; resultados; apnéia do sono; titulação.

Leave a Comment