Resultado de imagem para osso hioide em obeso

 

Comparação das posições do osso hióide e das dimensões das vias aéreas da faringe em diferentes adolescentes do percentual de índice de massa corporal.

Cranio 2018 5 de novembro: 1-6. doi: 10.1080 / 08869634.2018.1543828. [Epub ahead of print]

Korkmaz YN1, Buyuk SK2, Genç E2.

OBJETIVO:

O aumento do índice de massa corporal (IMC) é um problema crescente em todo o mundo e pode afetar as condições médicas através de estruturas morfológicas. O objetivo deste estudo foi examinar a posição do osso hióide e as dimensões das vias aéreas faríngeas na seção sagital em diferentes adolescentes com percentis de IMC.

MÉTODOS:

Cinqüenta e cinco adolescentes foram subdivididos em três grupos, considerando os percentis de IMC: peso normal (16 sujeitos), sobrepeso (20 sujeitos) e obesidade (19 sujeitos). Um total de 13 parâmetros lineares e angulares do ângulo da posição da cabeça, dimensões da via aérea faríngea e posição do osso hióide foram investigados em 55 radiografias cefalométricas laterais.

RESULTADOS:

Com exceção de uma medida do osso hióide (RGN-H), não houve diferença significativa entre os grupos. As distâncias RGN-H de adolescentes obesos e com excesso de peso foram maiores que adolescentes normais.

CONCLUSÃO:

Indivíduos obesos, com sobrepeso e com peso normal na adolescência provavelmente apresentavam posição semelhante do osso hióide e dimensões da via aérea faríngea.

 

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *