Resultado de imagem para postural

Demir T1, Aslan K2, Demirkiran M2.

Introdução:

Pacientes com síndrome obstrutiva da apneia do sono (OSAS) podem ser mais propensos a acidentes devido ao sonolência diurno excessivo que pode levar a déficits de atenção e, assim, causar problemas de equilíbrio. Um dos testes que avaliam o equilíbrio postural é a pósurografia estática (SPG). Neste estudo, visamos avaliar o equilíbrio postural com o SPG em pacientes com OSAS.

 

Métodos:

Os pacientes que foram encaminhados para um ambulatório de distúrbios do sono de um centro de saúde terciário com ronco, sonolência diurna ou apneia testemunhada foram registrados consecutivamente neste estudo transversal. Eles foram agrupados como o grupo OSAS e o grupo controle de acordo com o índice apneia-hipopnoea. Análises posturográficas foram realizadas em todos os assuntos em uma plataforma SPG cinco condições diferentes: olhos abertos (EO), olhos fechados (CE), cabeça girada para a esquerda (HL), cabeça girada para a direita (RH) e romberg tandem.

 

Resultados:

Um total de 95 pacientes e 23 controles foram incluídos no estudo. Nas condições de EO, não houve diferença entre o grupo OSAS e o grupo controle em nenhum dos parâmetros posturográficos. Nas condições da CE, a mudança na oscilação lateral foi significativamente maior no grupo OSAS, que também se correlacionou negativamente com o SaO2 (min). As condições de RH causaram um vinco na velocidade de oscilação anterior-posterior (A-P), e as condições de HL levaram a um aumento na mudança nas oscilações laterais e A-P, área de balanço e velocidade de área de oscilação no grupo OSAS.

 

Conclusões:

Nossos achados sugerem que o equilíbrio postural em pacientes com OSAS é prejudicado mesmo nas primeiras horas do dia, e que a gravidade da doença tem impacto no equilíbrio postural.

 

Leave a Comment