Phelan A1, Petocz P, Walsh W, Darendeliler MA.

A demanda por terapia sequencial clara do aligner aumentou dramaticamente nos últimos anos. Um sistema melhorado utilizando pequenos anexos magnéticos neodímio-ferro-boro (NdFeB) foi proposto para melhorar as capacidades de aparelhos.


Objectivo:

O objetivo da investigação foi analisar os diagramas do sistema de força produzidos por pequenos ímãs NdFeB que atraem para determinar, 1) se os níveis de força foram suficientes para induzir o movimento dos dentes, 2) o efeito da morfologia do ímã sobre as características da força e, 3) as dimensões dos imas mais adequadas que poderiam ser utilizadas para esta aplicação.


Métodos:

Foram testados 29 ímans retangulares da NdFeB de dimensões variadas. Uma máquina de teste universal Mach-1 (Biosyntech Inc, Quebec, Canadá) foi usada para medir a força atraente de pares de ímãs. As medições começaram com um par magnético em contato e, posteriormente, separaram verticalmente uma distância de 10 mm a uma velocidade de 12 mm/minuto. Para todas as configurações magnéticas foram realizadas quatro medições repetidas em cinco pares magnéticos do mesmo tamanho.


Resultados:

Os diagramas da força-distância para todas as configurações do ímã demonstraram uma diminuição dramática na força com separação crescente do ímã. Ao invés de uma lei quadrada inversa sugerida, os dados experimentais seguiram uma quarta lei inversa quando uma compensação determinada por uma análise de regressão foi aplicada à distância.
Para a maioria dos ímãs, forças insignificantes foram alcançadas além de 2 mm de separação. Ímãs com grandes áreas de rosto de pólo e eixos magnéticos mais longos forneceram a maior força.


Conclusões:

Uma escala seleto de configurações do ímã exibiu forças atrativas apropriadas e de confiança e poderia conseqüentemente ser advogada para a aplicação clínica prescrita.


Ha décadas  empregamos alinhadores sequenciais com magnetos antes da recente tecnologia 3d no emprego dos alinhadores com setup manual – Lya Botler.

Leave a Comment