Hyeon Hui Kang, Ji Jovem Kang, Cantou Haak Lee, Lua Hwa Sik

Resultado de imagem para postura sono

Objetivos: A porcentagem de apnéia do sono posicional na apnéia obstrutiva do sono (AOS) varia em diferentes relatos de 9% a

60%. Se houver dependência posicional em pacientes com AOS, a terapia posicional sozinha pode ser bem sucedida no tratamento de50% de todos os casos de OSA. O objetivo deste relato é comparar dados antropomórficos e polissonográficos entre o grupo de apneia do sono posicional e o grupo de apnéia do sono não posicional com AOS cujas condições foram diagnosticadas em nossa clínica de sono.

Métodos: Estudo retrospectivo de dados antropomórficos e polissonográficos de pacientes com AOS que realizaram polissonografia noturna. A apneia posicional do sono foi definida como tendo um índice de apnéia-hipopnéia (IAH)duas vezes ou mais em comparação com o IAH na posição não supina. Os pacientes foram divididos no grupo de apneia do sono posicional o grupo de apneia do sono não posicional.

Resultados: Em 101 pacientes com AOS, 81 eram do sexo masculino e a média de idade foi de 49,2 ± 11,9 anos. Setenta e seis (75,2%) foram diagnosticados como apneia do sono posicional. A relação cintura / quadril e índice de massa corporal (IMC) foram significativamente maiores em pacientes não-posicionais apneia do sono. A freqüência de AOS grave foi significativamente maior nesse grupo
No grupo posicional de apneia do sono,a qualidade noturna do sono foi melhor preservada e, consequentemente, esses pacientes tiveram menos sono durante o dia. IAH foi significativamente menor e mínima saturação arterial de oxigênio durante o sono foi significativamente maior neste grupo.

Conclusão: A porcentagem de apneia do sono posicional na SAOS foi de 75,2%. IAH, IMC e relação cintura quadril foram menores no grupo de apneia do sono posicional. Esses pacientes apresentam anormalidades respiratórias menos graves do que o grupo de apneia do sono não posicional em polissonografia.

Palavras-chave: Apneia obstrutiva do sono · Índice de apneia-hipopneia · Polysomnografia

Leave a Comment