17/09/2021

A relação entre a síndrome da apneia e hipopneia obstrutiva do sono e a doença do refluxo gastroesofágico:

Por lbotler

O que é refluxo gastroesofágico? Sintomas e tratamento | saúde | ge

Afiliações 

    Introdução: A síndrome da apnéia obstrutiva do sono e hipopnéia (SAHOS) significa apnéia e hipopnéia causadas por obstrução parcial ou completa do colapso das vias aéreas superiores durante o sono. Acredita-se que a doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) esteja associada a várias manifestações na otorrinolaringologia e seja um fator de risco adicional para SAHOS.

    Objetivo: Uma meta-análise foi realizada para identificar a associação entre a síndrome da apneia e hipopneia obstrutiva do sono e a doença do refluxo gastroesofágico.

    Métodos: Para identificar artigos originais elegíveis, pesquisamos uma série de bancos de dados computadorizados, incluindo Medline via PubMed, EMBASE, Web of Science e CNKI com uma estratégia de pesquisa sistemática. As características de cada artigo e odds ratios combinados (ORs) com intervalos de confiança (ICs) correspondentes foram calculados e a análise de subgrupo foi realizada para analisar a fonte de heterogeneidade.

    Resultados: Um total de 2.699 pacientes de sete artigos foram incluídos na meta-análise. Identificamos uma relação significativa entre a síndrome da apnéia obstrutiva do sono e a doença do refluxo gastroesofágico, com uma OR combinada de 1,75 (IC de 95% 1,18-2,59, P <0,05). Os dados agrupados foram calculados sob o modelo de efeitos aleatórios como uma heterogeneidade moderada significativa foi encontrada entre a meta-análise.

    Conclusões: A meta-análise mostrou que existe uma correlação significativa entre a síndrome da apneia e hipopneia obstrutiva do sono e a doença do refluxo gastroesofágico.