Li X1, Guo H2 Chen C3, Tan H3, Lin Y3, Z3 Li, Shen J4.


OBJETIVO:

Escoliose, especialmente curvas torácicas, faz com que a função pulmonar seja alterada. Como resultado, escoliose pode prejudicar a respiração de sono. A literatura sobre a relação entre escoliose e respiração do sono é pouco divulgada.


MÉTODOS:

Cinquenta e sete pacientes com escoliose idiopática adolescente ou escoliose congênita e 25 indivíduos controle saudáveis foram incluídos. Os monitores de sono de pulso foram usados. Respiração do sono foi avaliada com os seguintes parâmetros: 1) índice de distúrbios respiratórios (pRDI), indicando maus eventos respiratórios por hora de sono, incluindo apneia, hipóxia e excitação relacionados ao esforço respiratória; 2) apneia e hipopneia índice (pAHI), expressando o número de eventos de apneia e hipopneia por hora de sono; e 3) média e saturação de oxigênio mínimo (Sao2) durante o sono.


RESULTADOS:

Não foram detectadas diferenças no índice de massa corporal, distribuição de sexo e idade entre os dois grupos. Pacientes com escoliose tinham pRDI superior estatisticamente significativa (mediana, 10,10 vs 8,65; P = 0.039) e pAHI (mediana, 1.60 vs 0.72; P = 0,029) partituras que o grupo controle. O valor mínimo da SaO2 em pacientes com escoliose foi menor (mediana, 93%, contra 94%, respectivamente; P = 0,005). Considerando que nenhuma diferença foi encontrada no valor médio da SaO2 durante o sono. Em pacientes com escoliose, pAHI pontuações foram maiores quando deitado sobre o lado convexo da curva torácica em comparação com o lado côncavo (2,34 vs 2.28, respectivamente; P = 0,044). Considerando que tal diferença não foi observada no grupo controle.


CONCLUSÕES:

Pacientes com escoliose têm mais eventos respiratórios de apneia e hipopneia durante o sono que o grupo controle. O valor mínimo de SaO2 em pacientes com escoliose é menor do que a população normal. Dormir no lado convexo da curva torácica resulta escores maiores em pAHI do que no lado côncavo.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *