Sistema de monitoramento remoto da Respiração para a detecção de apneia do sono.

28/10/2015 0 Por lbotler

Rotariu C1, Costin H2. Rev Med Chir Soc Med Nat Iasi. Jan-Mar 2013; 1:268-74.

O sono é um processo fisiológico dinâmico, sua função principal, sendo a restauração do sistema nervoso central. Como distúrbios do sono afetam uma parte significativa da população o acompanhamento dinâmico a longo prazo da respiração humana desempenha um papel muito importante no diagnóstico e tratamento.

MATERIAL E MÉTODOS:

Descrevemos um sistema de monitoramento remoto concebido para a detecção no hospital ou em casa com um alto grau de precisão de distúrbios relacionados ao sono em pacientes experimentando episódios de apnéia obstrutiva do sono.

Frequência respiratória do paciente é continuamente medida por meio de dispositivos sem fio e depois transferida para uma estação de monitoramento central através de uma rede de sensores sem fio.
Estação de monitoramento central executa um aplicativo de monitoramento de respiração que recebe a freqüência respiratória do paciente da rede e ativa um alerta sobre a detecção de um episódio de apnéia do sono.

RESULTADOS:

Uma interface gráfica de fácil utilização foi projetada para a respiração de monitoramento de aplicativo que exibe alertas de apnéia do sono e taxas respiratórias do paciente. Um protótipo do sistema foi desenvolvido, implementado e testado.

CONCLUSÕES:

O sistema permite que pessoas com doenças respiratórias ou idosos serem monitorados em suas casas, como alternativa à supervisão médica em hospitais.

ADENDO:

O artigo acima que se prende ao sistema de monitoramento remoto de apneia do sono constitui uma ferramenta importante na administração a distancia do paciente.

Trata-se do emprego da telemedicina aplicada a apneia do sono contribuindo para o monitoramento domiciliar dos pacientes poupando internamentos e custo hospitalar.