Poderia sua criança ter apneia do sono?

Poderia sua criança ter apneia do sono?

19/02/2015 0 Por lbotler

Poderia sua criança ter apneia do sono?

Este distúrbio do sono pode causar sérios problemas de saúde para crianças.

Christina Boufis
WebMD Archive

Quando o filho dela estava na pré-escola, Cynthia Chin-Lee lembra-se de professores dizendo que ele adormecia durante o recreio. Agora, 10-year-old Joshua é impossível que o acordasse todas as manhãs, dizendo, “Eu preciso dormir mais 10 minutos. Me deixe em paz.”

Joshua parece cansado, ele tem sacos sob seus olhos, e ele não está indo bem na escola, explica Lee-Chin, 53, um gerente em uma empresa de software em Palo Alto, marido da Califórnia Chin-Lee tinha uma teoria: Talvez seu filho tenha apnéia do sono, uma condição com a qual seu marido recentemente tinha sido diagnosticado.

Slideshow: Fatos e mitos de apnéia obstrutiva do sono

Fatores de risco para apnéia do sono infantil

Apnéia obstrutiva do sono (SAOS) é uma desordem de respiração relativas ao sono, afetando mais de 18 milhões de adultos e 2% a 3% das crianças de todas as idades, até mesmo recém-nascidos, de acordo com a Fundação Nacional do sono.
Parece a funcionar nas famílias, e crianças que têm ampliado as amígdalas e/ou adenóides (linfonodos na garganta por trás do nariz) têm um risco maior de desenvolver OSA.

Outros fatores incluem a ser obeso, ter um queixo pequeno ou há ou uma língua maior do que o normal, sendo expostos ao fumo do tabaco, e tendo menos tônus muscular (como em crianças com síndrome de Down, paralisia cerebral, e/ou desordens neuromusculares), explica Dennis Rosen, MD, diretor médico associado do centro para transtornos de dormir pediátrica no Hospital infantil de Boston.

Tratamento de apnéia do sono infantil

Apnéia do sono, derivada da palavra grega para “sem fôlego”, é uma condição séria. Respiração temporariamente pausa durante o sono por mais de 10 segundos em adultos e mais de dois ciclos de respiração, em crianças e isto podem acontecer até 70 vezes por hora. Níveis de oxigênio no prumo o sangue e o corpo responde como se sufocando.

Às vezes as crianças outgrow OSA como suas gargantas ficam maiores e vias aéreas endurecem, diz Rosen. Aqueles com adenóides e amígdalas grandes podem precisar de cirurgia (adenotonsillectomy), que normalmente cura 80% a 90% das crianças, diz Rosen.

Joshua foi diagnosticado com OSA e precisa de tratamento adicional desde que a cirurgia de amígdala não teve sucesso. Seus pais são consultar outro especialista do sono.

“Estou aliviada que eu tenho um diagnóstico,” diz Lee-Chin. “Muitas pessoas e provavelmente um monte de filhos, tenham apnéia do sono e não sabem.”

Sintomas da apnéia do sono

Acho que seu filho pode ter apnéia obstrutiva do sono? Olhe para estes sintomas, diz Rosen.

Alto ronco, muitas vezes com ofegante, sufocando e roncos
Longas pausas na respiração durante o sono (mais de dois ciclos de respiração)

Excessiva sudorese à noite devido a tensão de tentar respirar

Acordar com dor de cabeça e Sonolência diurna, irritabilidade, hiperatividade e dificuldade de concentração

Encontrar mais artigos, consultar edições anteriores e leia a edição atual do “WebMD, a revista”.