Opções de tratamento da apnéia do sono se multiplicam  AAO 2015

Opções de tratamento da apnéia do sono se multiplicam AAO 2015

03/07/2015 0 Por lbotler

[slideshow_deploy id=’270′]

Por Donna Domino,  Editor

 

27 de maio de 2015..–Há uma demanda crescente de terapias  para tratar a apneia do sono, e os dentistas estão bem posicionados para ajudar os pacientes a entender como  os aparelhos orais ,CPAP e cirurgia podem atuar  num recente evento da associação americana de ortodontistas (AAO) em San Francisco

“Apneia obstrutiva do sono é uma doença progressiva, de risco de vida- que deve ser tratada com cuidado, mas com seus conhecimentos e habilidades, diretamente com aparelhos orais e trabalhando com cirurgiões-dentistas.
Você pode fazer uma série de coisas para ajudar seus pacientes,” disse Alan A. Lowe, DMD, PhD, um professor da Universidade da Colúmbia Britânica e presidente da divisão de Ortodontia , que também tem clinica ortodôntica em Vancouver.
“Você nunca  vai curar a apnéia do sono, e tende a ficar pior quando ficamos mais velhos,” ele disse.

A condição tem consequências graves, incluindo pressão arterial elevada, doença cardíaca, derrame e acidentes automobilísticos causados por adormecer ao volante, ele disse aos participantes da sessão.

Apneia obstrutiva do sono (OSA) ocorre quando uma pessoa para de respirar por mais de 10 segundos mais do que cinco vezes por hora. Segundo Dr. Lowe  o ronco excessivo é o sintoma mais conhecido da OSA e 6 de 10 homens ressonam em 60 anos de idade, observou.

“Temos de olhar para a apnéia do sono como um problema de vias aéreas ,” disse Kasey Li, MD, DDS, um especialista no tratamento cirúrgico da apnéia do sono em Palo Alto, CA.
“Não é só a língua, palato mole, a epiglote..–é a via aérea inteira. A via aérea é um tubo e esse é o problema.”

Avaliação médica do médico do paciente deve ser feita antes de iniciar a terapia e recomenda-se também depois que o aparelho foi totalmente ajustado para monitorar os resultados, disse Dr. Lowe.

Os profissionais devem usar aparelhos orais que são customizados para  aos pacientes.
Os dispositivos não “ferve e morde” fora da caixa, disse Dr. Lowe. (tradução literal ).
Os médicos do sono prescrevem aparelhos orais para pacientes adultos  com apneia do sono, que não podem tolerar  o CPAP ou preferem uma terapia alternativa, disse ele, acrescentando que mais médicos estão se referindo os pacientes para aparelhos orais como terapia de primeira linha.

Ele ressaltou a importância de usar o dispositivo certo para pacientes com apnéia do sono.

“Furar um splint oclusal simples na boca do paciente com apneia do sono ou na boca de um Roncador pode aumentar a severidade da sua apnéia em 50%,” ele disse durante sua palestra.

Os atuais  aparelhos orais  customizados podem ser ajustados para trazer a mandíbula para a frente.
Invenção do Dr. Lowe, o Klearway, permite 44 posições de avanço para a mandíbula, o qual pode ser lentamente customizada para a frente, ele disse.

Relato da reunião 2015 da American Association of Orthodontics sobre opções de tratamento da síndrome.

Obs -Nos detivemos sobre os aparelhos orais por se prender ao capitulo especifico da odontologia do sono.