Lya Botler

História

A nossa experiência com apnea do sono foi um verdadeiro eureka de Arquimedes.

Há 25 anos trabalhávamos com tratamento precoce em crianças da rede publica no Programa de prevenção de maloclusões realizado no hospital Agamenon Magalhães.

Utilizávamos, nas retrusões mandibulares, o aparelho bionator – Balters (1988). Segundo relato das mães as crianças apresentavam problemas durante o sono, ronco, paradas respiratórias, inúmeros despertares e baixo rendimento escolar.

Após a instalação dos aparelhos com finalidade ortodôntico-ortopédico, obtivemos inúmeros relatos de normalização do quadro do sono. A apnea do sono na nossa área ainda não era uma entidade nosologica em evidencia e somente anos após fizemos uma ligação com as observações no referido hospital.

Com a evolução de estudos de apnea do sono e o emprego de aparelhos com magnetos (Darendeliler e Vardimon) com a finalidade de avanço mandibular e liberação dos espaços aéreos posteriores, continuamos nos dedicamos ao estudo dos aparelhos dentários com magnetos para o tratamento da apnea do sono.

Perfil

Graduada pela faculdade de Medicina ,odontologia e farmacia do Recife hoje Universidade federal de Pernambuco.
Especialista em odontopediatria e tratamento precoce (ortodontia na odontopediatria). No decorrer de sua carreira ministrou cursos de educação continuada, pesquisa sobre crescimento facial, criou programas de ortodontia comunitária como o programa de prevenção de maloclusões com finalidade de obter efeito multiplicador na rede pública.Atualmente se dedica a pesquisa cujo foco principal é crescimento facial, tratamento precoce em ortodontia-ortopedia dos maxilares em  odontopediatria, campos magnéticos e forças magnéticas no tratamento precoce, ortopedia facial e Apneia do sono Colaboradora em projetos de emprego de magnetos em odontologia em parceria com universidades locais e internacionais. 

 

Os comentários estão desativados.