Dia mundial do sono

Ao ensejo da semana mundial do sono estamos narrando a nossa  contribuição a pesquisa e tratamento na odontologia do sono com a tecnologia de aparelhos orais com magnetos.

Enfatizamos que  a odontologia do sono esta inserida dentro da multidisciplinaridade no capitulo apneia do sono.

 

Histórico

A nossa experiência com apnea do sono foi um verdadeiro eureka de Arquimedes.

Há 25 anos trabalhávamos com tratamento precoce em crianças da rede publica no Programa de prevenção de maloclusões realizado no hospital Agamenon Magalhães.

Utilizávamos, nas retrusões mandibulares, o aparelho bionator – Balters (1988).
Segundo relato das mães as crianças apresentavam problemas durante o sono, ronco, paradas respiratórias, inúmeros despertares e baixo rendimento escolar.
Após a instalação dos aparelhos com finalidade ortodôntico-ortopédico, obtivemos inúmeros relatos de normalização do quadro do sono.
A apnea do sono na nossa área ainda não era uma entidade nosologica em evidencia e somente anos após fizemos uma ligação com as observações no referido hospital.
Com a evolução de estudos de apnea do sono e o emprego de aparelhos com magnetos (Darendeliler e Vardimon) com a finalidade de avanço mandibular e liberação dos espaços aéreos posteriores, continuamos nos dedicamos ao estudo dos aparelhos dentários com magnetos para o tratamento da apnea do sono.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *